Módulo 4: Remix

REMIX: VÍDEO + SOM

com Mary Fê e Moana Mayall

REFERÊNCIAS APRESENTADAS EM AULA

Colagens: das Vanguardas do século XX à arte contemporânea. Baixe aqui o pdf com imagens e legendas.
https://regioesnarrativaslab.files.wordpress.com/2011/12/workshop-colagens2.pdf

O documentário, dirigido por Brett Gaylor, ataca de forma retórica o controle que grandes empresas exercem sobre a cultura (musical, cinematográfica, etc). Um manifesto aberto pela mixagem.
1) A cultura sempre se constrói baseada no passado;
2) O passado sempre tenta controlar o futuro;
3) O futuro está se tornando menos livre;
4) Para construir sociedades livres é preciso limitar o controle sobre o passado.

Album branco (Beatles) + Album negro (Jay Z) = Álbum cinza (um mash up visual e sonoro)

Seleção remix no canal da mostra Imagens Remix do Festival Visões Periféricas
http://www.youtube.com/imagensremix

Mostra Imagens Remix- Mostra inovadora do Festival Visões Periféricas, aqui o recombinamento de imagens, vídeos, sons e música ganham um novo espaço e trazem a tona a liberdade de pensamento e criação. São obras de até três minutos que remixam o cotidiano, o mundo e a vida, trazem o humor e revelam grandes surpresas. É a primeira vez que um festival audiovisual realiza uma mostra desse gênero no país. Mostra competitiva com exibição e votação online.

http://www.visoesperifericas.org.br/2010/mostra/imagens_remix.html

Luigi Russolo, futurista, fazia música que ilustrava os sons da cidade em 1915.

Poéme Életronique foi uma instalação artística, apresentada em 1958 no Pavilhão da Phillips durante a Feira Mundial de Bruxelas. A obra já era o próprio remix de várias artes, unidas para narrar a história do mundo de maneira poética. O prédio foi projetado pelo arquiteto Le Corbusier, que teve como assistente na instalação sonora Iannis Xenakis. A música era de Edgard Varése. Foram usados sons e projeções de imagens para recriar a tal história do mundo aos visitantes.

John Cage – Water Walk
Nesta peça musical, John Cage usa objetos do cotidiano para fazer sua música. John foi um dos pioneiros na inclusão do acaso na composição musical.

Delia Derbyshire, compositora para o programa de tv inglês Dr Who, trabalha no estúdio Radiofônico da BBC de Londres. Grava e edita com fitas de rolo. No fim do video, vemos um breve “moderninho” remix com suas imagens e sons.

19/11 > SÁBADO 1

1)Panorama cultura da remixagem I (2h)
(breve apresentação ilustrada sobre colagens, desde as vanguardas do século XX até as remixagens atuais. Imagem, vídeo, cinema, som/ música/ arte sonora- história, experimentações, artistas, processos coletivos/ colaborativos. Exemplos nas artes visuais, sonoras, cinema etc)
> orientação de pesquisa para os alunos, a partir de temas e exemplos dados

2)Proposta de exercício de colagem coletiva e multimídia a partir de uma narrativa “quem conta um conto aumenta um ponto” (para criarmos uma narrativa oral coletiva, que vai ser gravada). Vamos experimentar a desconstrução e reconstrução da mesma história de várias formas, ao longo da oficina. A mesma servirá de base para experimentações de remixagem com materias produzidos nas aulas, bem como outros, de vídeo/imagem/som pesquisados no acervo da Biblioteca. Experimentar deslocamentos de som e novos sentidos entre som e imagem. Experimentar como o som apoia a imagem e vice versa, de formas inusitadas.

> Primeira prática (2h)

3)Introdução a algumas das práticas digitais com os equipamentos e softwares da oficina e outros para experimentação online. A idéia é que os alunos aprendam as técnicas de acordo com o que cada experiência de narrativa remix sugerir

26/11 > SÁBADO 2

1) Panorama cultura da remixagem II (1h30)
(breve apresentação ilustrada sobre colagens, desde as vanguardas do século XX até as remixagens atuais. Imagem, vídeo, som/ música/ arte sonora- história, experimentações, artistas, processos coletivos/ colaborativos)

2) Continuação da proposta de exercício de colagem coletiva e multimídia a partir de uma narrativa “quem conta um conto aumenta um ponto” , mas recombinando-as com imagens, vídeos e sons buscados na web. Vamos experimentar a desconstrução e reconstrução da mesma história de várias formas, ao longo da oficina. Experimentar deslocamentos de som e novos sentidos entre som e imagem

> Segunda prática (2h30)
• bancos de dados na web pong, freesound, archive etc
• mais pesquisas na Biblioteca
• captação de imagens e sons, com câmeras e microfones e tb a partir de referências.
• práticas digitais com os equipamentos e softwares

3/12 > SÁBADO 3

1) Panorama cultura da remixagem III (1h30)
Bate-papo sobre referências trazidas nas pesquisas pelos alunos. Postagens e comentários no blog.

2) Proposta de exercício de colagem coletiva e multimídia a partir de histórias trazidas para sala de aula, em vídeo, áudio e outros suportes. Cada grupo constrói uma narrativa remix, experimentando sua desconstrução e reconstrução de várias formas.

> Terceira prática (2h30)
• recombinar as partes da narrativa, trabalhar mixagens, distorções, sonoplastias, trilhas sonoras, video-remixes, colagens, usando imagem e áudio
• criar e gravar uma segunda narrativa coletiva> decompor e recompor, digitalmente, recombinação de trechos das 2 narrativas etc.
• mais captações de som e imagem em campo (espaço da Biblioteca)
• práticas digitais com os equipamentos e softwares da oficina

10/12 > SÁBADO 4

> Desenvolvimento final das narrativas remix coletivas (4h)

Totalmente dedicado à continuidade das atividades de remix anteriores, e novas propostas que surgirem nos grupos. Finalizar sets de imagens e som e planejar versões diferentes das narrativas recombinadas.

“Produto final experimental” :
• Uma grande narrativa remix formada por trabalhos feitos em todos os grupos, até onde pararam. Criar conexões entre elas, através de softwares de som e vídeo.

• Versões diversas das narrativas recombinadas, serão reunidas em sets de vídeo e de som, para serem mixados ao vivo, coletivamente, e que poderão ser apresentadas a toda a turma, e possíveis visitantes da nossa sala (projeções com manipulação de vídeo e som ao vivo)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: