Módulo 1: Games

Aula 4 :: 17/9

O epílogo do Gamerama Workshow Tabuleiro Manguinhos se deu duas semanas após o terceiro dia devido a incursões policiais no entorno da Biblioteca Parque, caracterizando ainda mais o espaço do saber e da cultura por sua importância para promover mudanças drásticas na realidade comunitária. Com base nas demandas anteriores, jogos de dados, cartas e tabuleiros, os alunos presentes promoveram uma atividade de fechamento e finalização dos projetos e da imediata apresentação dos resultados do módulo.

Muito felizes ficamos em registrar o empenho e a produção, ainda que com quorum reduzido e contando com a proatividade de diversos membros em resgatar pela memória do que foi produzido nas semanas anteriores: devido a ausência de personagens de importância para cada um dos grupos, muito da materialidade e de regras não se encontravam com os remanescentes. Esperamos que o momento tenha lhes sido incrementador de repertório e passamos o microfone para o módulo de animação para, segundo teoria e prática casadas, proporcionar novas produções de qualidade como as que coletamos com o primeiro módulo.

Aula 3 :: 3/9

Reunidos por uma terceira vez, os alunos do módulo de jogos aprenderam mais sobre a relação entre interatividade e virtualidade, a importância da representação caricata e conheceram o fenômeno do “flow”, um conceito identificado por Csikszentmihalyias e apropriado pelo ramo dos jogos como a melhor forma de identificar o estado ótimo de imersão e diversão de um jogador durante o jogo. Em seguida, munidos de conhecimento e ferramentas os participantes foram instruídos e desafiados a produzirem seus próprios jogos de tabuleiro. Cada grupo, mais uma vez, teve de exercer sua criatividade mediante restrições como: padrões de interatividade, formato do tabuleiro de jogo e conceito temático. Nesta atividade, os alunos também  foram convidados a inserir no jogo – em forma de regra, tema ou local – suas experiências e memórias relativas à Biblioteca Parque de Manguinhos e a região em torno.

Baixe aqui o pdf: Gamerama_OficinaJogos_Dia3

Aula 2 :: 27/8

O segundo encontro foi pontuado por uma exposição teórica relativa a padrões. Destacou-se como padrões podem ser identificados e o quanto são cruciais para a construção de jogos – abordando questões como o fenômeno da pareidolia e os experimentos de Skinner. Em seguida, os alunos foram apresentados aos modos de produção e desenvolvimento – Ágil e Cascata – e, por fim, tiveram a tarefa de se dividir em grupo e desenvolver novos jogos. Nesta aula, os jogos usaram cartas de baralho como ferramentas e obedeceram certas restrições por grupo. As restrições variavam entre quais cartas estariam disponíveis para cada grupo a determinadas restrições conceituais – como saúde, educação e transporte – e os padrões de interatividade escolhidos pelos alunos.

Baixe aqui o pdf: Gamerama_OficinaJogos_Dia2

Aula 1 :: 20/8

A primeira aula do módulo de jogos foi composta por uma exposição teórica dedicada à definição do processo de construção de jogo. Pontuaram-se também os diferentes tipos de narrativas presentes na experiência jogável – embutida, emergente e suas variações – e como cada uma se manifesta dependendo do formato do jogo. Depois, os participantes se dividiram em grupos e projetaram jogos, nos quais não poderia haver predominância da sorte, usando apenas três dados (por grupo).

Baixe aqui o pdf: Gamerama_OficinaJogos_Dia1

Na última aula do Módulo I, os alunos, organizados em grupos,  apresentaram para a turma os games que criaram ao longo das oficinas. Nessa primeiro exercício, trabalharam com temas livres, escolhidos pelos próprios grupos. Veja nos links:

My Charme e Charmozinha

Ilha do Tesouro

Bonito e Feio (versão Beta 1.0)

Jogo da Reciclagem

Jogo do SUS

O “Lost” da família

Pik-Tá (versão demo)

Sorte ou Revez

Vingança

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: